Dúvidas Frequentes
Como funciona a terapia?
-
A primeira consulta:
Este é um momento onde iremos nos conhecer, você pode expor o que te levou ao meu consultório, tirar suas dúvidas, e eu avalio a demanda da terapia.
-
Sigilo profissional:
Não precisa se preocupar, tudo o que você disser, ficará entre nós.
O Código de Ética da Psicologia estabelece que tudo que for falado em ambiente terapêutico é protegido pelo sigilo profissional.
-
Tempo das sessões e duração do tratamento:
Ingressando na terapia, as sessões ocorrerão semanalmente com duração de 50 minutos cada.
O tempo do tratamento é individual, depende do motivo da procura e do movimento de cada um. Como sabemos, cada ser humano é único, e cada um tem um tempo e necessidades específicas, não sendo possível padronizar o mesmo tempo para todos.
O processo de alta acontece, em sua maioria, de uma forma gradual. Os atendimentos vão diminuindo de frequência, até o desligamento total do cliente.
-
Convênios e Reembolso:
Não atendo a convênios. Entretanto, alguns planos de saúde fornecem reembolso de consulta psicológica mediante ao recibo.
Se for este o seu caso, posso emitir recibo para você apresentar ao seu convênio e obter o reembolso.
-
Como escolher um psicólogo?
Dentro da Psicologia existem diversas abordagens teóricas (Ex: Terapia Cognitiva, Psicanálise, Existencial Humanista, dentre outras), e algumas pessoas ficam confusas sobre qual escolher.
As abordagens psicoterapêuticas são diretrizes teóricas que orientam a prática do profissional, todas têm o seu valor, e cada pessoa vai se identificar mais com uma ou com outra.
A minha dica é que você vá até o psicólogo, conheça a maneira dele de trabalhar e se utilize da confiança e afinidade que sentiu para fazer a sua escolha.
-
Psicologia e psiquiatria é a mesma coisa?
Não é a mesma coisa, vamos entender a diferença:
O psiquiatra cursou Medicina e tem permissão para receitar medicamentos, já o psicólogo cursou Psicologia, não pode prescrever medicamentos e seu instrumento de trabalho primordial é a palavra.