Respire
Eu ouço muito isso e imagino que você também. Mas, por que será que essa tal de respiração é tão importante?
Você já parou para pensar sobre o funcionamento do nosso corpo?
Podemos parar de enxergar que o nosso corpo vai dar um jeito de compensar isso se utilizando mais um outro sentido para se orientar, podemos parar de ouvir que daremos um jeito, de sentir gosto ou ainda de sentir o contato, mas não vivemos sem respirar.
Quando paramos de respirar é o fim, partimos.
Através da respiração reduzimos a reatividade da mente, damos um foco a nossa atenção, nos conscientizamos de nossos padrões, entramos em contato com o nosso corpo, regulamos nosso organismo e nos oferecemos uma pausa na correria diária.
A respiração normalmente reflete nosso estado mental.
Faça esse exercício consciente: quando estiver muito nervoso, pare por uns instantes e observe como está sua respiração. Meu palpite é de que vai estar curta e rápida.
Ou, pegue aquele dia que você está deitado na praia bem relaxado, provavelmente ela vai estar mais profunda e lenta.
Existe um padrão respiratório predominante em você? Qual?
O que será que isso quer dizer sobre o seu estado mental e emocional?
Experimente sentar por alguns instantes, 2 minutos que seja (tempo que você perde mexendo no celular que eu sei,rs), e preste atenção na sua respiração, perceba em que parte do seu corpo ela acontece ( no abdômen, região entre o abdômem e o tórax, tórax ou completa), perceba em que ritmo ela está e tente de forma consciente colocar seu foco ali, procurando interferir intencionalmente, direcionando a sua respiração para mais profunda e lenta.
Talvez seja difícil no início, normal. Se você tentar amanhã fazer ballet ou lutar karatê vai precisar de um tempo para dominar os movimentos também, mas mesmo no primeiro dia já vai sentir algum benefício. Assim é com a respiração também. Após esse exercício perceba seu corpo novamente, seu estado mental e emocional, como ele está agora?
Acredito que você vai estar se sentindo mais tranquilo.
A respiração é uma âncora do estado mental, te traz pro momento presente, ativando a consciência, te ajudando a entrar em contato consigo mesmo, sendo também um exercício de concentração e de relação com seu corpo.
Dê atenção para a sua respiração, faz esse exercício, ele pode aumentar seu autocontrole, acionando recursos internos para amenizar um estado de ansiedade, por exemplo.
A modernidade e sua aceleração não costuma estimular que a gente se compreenda como um poderoso recurso de transformação, autoconhecimento e autorregulação.
Mas se pararmos para pensar o que somos nós além de um corpo?
Será que não está nele mesmo a chave para a maioria das nossas inquietudes?
Quando inspiramos bem profundamente enchemos nosso corpo de oxigênio e ao expirarmos por completo, procurando liberar todo o ar dos pulmões, renovamos o ar que nos habita, colocamos pra fora, geramos pausa, movimento, consciência e relaxamento.
Atualmente é tanto bombardeiro de estímulos que respirar é que parece estranho, não é mesmo?!
Cada vez mais a própria ciência vem estudando e confirmando a importância dos exercícios respiratórios.
Num quadro de ansiedade aguda, por exemplo, conseguir respirar é fundamental para um aquietamento da mente e melhoria das crises.Ou se você deseja meditar, praticar mindfullness, o primeiro passo é entrar em contato com a sua respiração.
Olhe mais a fundo e perceberá que esse é um grande exercício de autoconhecimento, de concentração e de autorregulação. Aproveite!